quinta-feira, 21 de junho de 2007

Resumo - Unidade IV Livro Filosofando


- Criatividade pressupõe um sujeito criador, isto é, uma pessoa inventiva q produz e dá existência a algum produto que não existia anteriormente.
- Imaginar é a capacidade de ver além do imediato, do que é, de criar possibilidades novas.
- A inspiração é resultado de um processo de fusão de idéias efetuado no nosso subconsciente.
- Estética: filosofia que estuda racionalmente o belo e o sentimento que suscita nos homens.
- A arte vai aparecer no mundo humano como forma de organização, como modo de transformar a experiência vivida em objeto de conhecimento, desta vez através do sentimento.
- O sentimento na sua função de conhecimento, alcança para além da aparência do objeto, a expressão.
- Podemos distinguir 3 funções principais para a arte: Função Pragmática - A arte não é valorizadapor si mesma, mas só como meio de alcançar uma outra finalidade; Função Naturalista - Refere-se pelos interesses ao conteúdo da obra, pelo que a obra retrata em detrimento de sua forma ou meio de apresentação; Função Formalista - Preocupa-se com a forma de apresentação da obra, forma esta que contribui decisivamente para o significado da obra de arte.
- Naturalismo na Arte Grega, a função da arte era criar imagens de coisas reais, imagens que tivessem aparência de realidade.
- Kant: "A beleza reside primordialmente na atitude desinteressada do sujeito em relação a qualquer experiência.

Resumo - Indústria Cultural - Adorno


A sociedade estava se tornando cada vez mais desumanizada, os valores humanos haviam sidos deixados de lado em troca do interesse econômico.
O homem não passa de um mero instrumento de trabalho e consumo, ou seja, ele trabalha para consumir.
A Indústria Cultural proporciona ao homem necessidades, não as necessidades básicas (casa, comida, etc) mais sim necessidade de consumir incessantemente.